29  de Outubro - Dia Mundial de Combate ao AVC

29 de Outubro - Dia Mundial de Combate ao AVC

Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

 

O que é o AVC ou derrame?

O acidente vascular cerebral é o termo médico usado quando uma parte do cérebro é danificada por um problema no fluxo de sangue.

Um derrame ocorre quando:

Uma artéria que irriga o cérebro entope ou se fecha e parte do cérebro fica sem receber sangue por um período prolongado ou quando uma artéria se rompe e começa a sangrar dentro ou em volta do cérebro.

 

Quais os sintomas de AVC?

Os sintomas dependem de qual parte do cérebro foi afetada. Por exemplo se foi afetada a área da fala a pessoa pode não conseguir falar mais, a área do movimento pode causar paralisia de um lado do corpo. O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidades no mundo.

 

Como suspeitar que alguém está tendo um AVC?

Verifique se:

O rosto da pessoa parece assimétrico e caído em apenas um lado;

A pessoa não consegue levantar um braço ou ele cai quando ela tenta levantar e segurar;

A pessoa está com a fala enrolada e você tem dificuldade de entender o que ela fala;

Na suspeita ligue para o serviço de emergência quanto mais precoce o tratamento, menor a chance de sequelas.

 

Como é feito o tratamento?

Depende da causa, mas quanto mais precoce melhor o prognóstico.

Quando há um entupimento de uma artéria é possível desobstruir com medicamentos ou através de procedimento endovascular.

Quando há sangramento pode ser necessário tratamento de suporte para diminuir o dano, redução ou suspensão de medicações e até cirurgia para reparar a artéria ou parar o sangramento

 

Como prevenir o AVC?

Tomar os remédios conforme prescrição médica;

Medicamentos que quando indicados ajudam a prevenir o AVC são os anti-hipertensivos, remédios para colesterol, remédios que diminuem a chance de coágulos com a aspirina, remédios para diabetes.

Além dos remédios é importante parar de fumar, fazer exercícios todos os dias, perder peso, comer frutas e vegetais e comer produtos com pouca gordura, evitar o açúcar e o carboidrato refinado, comer menos sal, não consumir mais do que uma dose de álcool se você é mulher e duas doses se você for homem;

Em alguns casos pode ser necessário uma cirurgia na carótida para prevenção do AVC.

 

 

Fonte: UptoDate https://www.uptodate.com/contents/stroke-the-basics?csi=f5336dde-6bfe-440f-8c16-00c995067af6&source=contentShare

Consultas e exames

Central de atendimento

Central de atendimento

Simples, rápido e fácil, basta ligar, mandar mensagem ou e-mail para agendar a consulta com o médico de sua preferência.

Agendamento via whatsapp

Exames Cardiológicos

Economize tempo, acesse informações completas sobre o preparo de exames sem precisar ligar para nossa central.

Clique aqui