Check-up Cardiológico

Check-up Cardiológico

Quanto mais cedo diagnosticado, mais chances de se tratar e prevenir

Muitas pessoas acham que devem fazer um check-up cardiológico somente após os 40 ou 50 anos. Mas esse é um pensamento equivocado. E já vimos nos noticiários jogadores jovens que morreram de infarto mesmo sendo atletas e no auge da juventude.

Mas então quando devemos fazer um check-up do coração? Se possível uma vez por ano. Quanto mais cedo diagnosticado, mais chances de se tratar e prevenir uma doença cardíaca como o infarto.

As pessoas não observam que tem algo acometendo seu corpo até que o sintoma apareça e aí em muitos casos, já há um comprometimento de alguma função cardíaca sendo necessário tanto medicações de uso contínuo ou até intervenções cirúrgicas dependendo da situação.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida.

No caso, pessoas  com colesterol e triglicerídeos altos, obesidade, tabagismo, sedentarismo, stress podem ser controlados com alimentação saudável e medicação.

No caso de doenças como hipertensão e diabetes e os antecedentes familiares de doenças cardíacas, doenças endócrinas, renais e infecciosas podem apresentar maior risco para o coração e merecem um tratamento específico para cada caso.

Por isso a importância de se passar por um check-up cardiológico. Ele auxilia no controle desses fatores e vai além, Identifica precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.

Como é o Check-up Cardiológico? É bastante simples. O paciente passa por exame clínico,  exame físico e de alguns exames complementares como de laboratório onde será verificado as dosagens de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia entre outros.

Será feito também um eletrocardiograma para ver o ritmo do coração e o teste ergométrico ou de esforço para identificar alterações como isquemia miocárdica assintomática.

O cardiologista também faz perguntas para saber o histórico familiar do paciente. Se há casos de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes ou outro fator de risco.

O check-up cardiológico também é indicado para quem pretende começar a fazer exercícios físicos.

Lembre-se, é melhor se prevenir do que esperar os sintomas aparecerem. Até mesmo as pessoas que se dizem ter ‘saúde de ferro’ só descobrem que o coração está falhando quando o coração dá sinais graves e muitas das vezes o comprometimento já é grande demais e os riscos de vida também.

Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva.

Consultas e exames

Central de atendimento

Central de atendimento

Simples, rápido e fácil, basta ligar, mandar mensagem ou e-mail para agendar a consulta com o médico de sua preferência.

Agendamento via whatsapp

Exames Cardiológicos

Economize tempo, acesse informações completas sobre o preparo de exames sem precisar ligar para nossa central.